Respostas

A melhor resposta!
2014-08-31T15:12:33-03:00
A) x+3=7
x=7-3
x=4

b)2x-5=x+4
2x-x=4+5
x=9

c)9-4x-4=x+7-1
-4x-x=7-1+4-9
-5x=1
x=-1/5

d)16x+5-3=-2x-15
16x+2x=-15-5+3
18x=-17
x=-17/18

e) -x+40=4x
-x-4x=-40
-5x=-40
x=-40/-5
x=8

f) 6(x+5)=x
6x+30=x
6x-x=-30
5x=-30
x=-30/5
x=-6

g)5(y-9)-3=-18-y
5y-45-3=-18-y
5y+y=-18+45+3
6y=30
y=30/6
y=5

h)10-6(z-8)=9+z
10-6z+48=9+z
-6z-z=9-48-10
-7z=-49
z=-49/-7
z=7

i)12+2n=9(n-7)-2
12+2n=9n-63-2
2n-9n=-65-12
-7n=-77
x=-77/-7
x=11

Se tiver algum erro avisa pq é tanto número
1 5 1
na letra i), seria -65-12 no segundo membro na antepenúltima linha
isso
n = 11 na letra i)
Corrigido
obrigada! ajudou muito msm
  • Usuário do Brainly
2014-08-31T15:17:14-03:00
A) x+3=7

x+3=7~\Rightarrow~x=7-3~\Rightarrow~\boxed{x=4}


b) 2x-5=x+4

2x-5=x+4~\Rightarrow~2x-x=4+5~\Rightarrow~\boxed{x=9}


c) 9-4x-4=x+7-1

9-4x-4=x+7-1~\Rightarrow~-4x-x=7-1-9+4~\Rightarrow~-5x=1~\Rightarrow~\boxed{x=-\dfrac{1}{5}}

d) 16x+5-3=-2x-15

16x+5-3=-2x-15~\Rightarrow~16x+2x=3-5-15~\Rightarrow~18x=-17~\Rightarrow~\boxed{x=\dfrac{-17}{18}}

e) -x+40=4x

-x+40=4x~\Rightarrow~-x-4x=-40~\Rightarrow~-5x=-40~\Rightarrow~\boxed{x=8}.

f) 6(x+5)=x

6(x+5)=x~\Rifghtarrow~6x+30=x~\Rightarrow~6x-x=-30~\Rightarrow~5x=-30~\Rightarrow~\boxed{x=-6}.

g) 5(y-9)-3=-18-y

5(y-9)-3=-18-y~\Rightarrow~5y-45-3=-18-y~\Rightarrow~5y+y=45+3-18

6y=30~\Rightarrow~\boxed{y=5}.


h) 10-6(z-8)=9+z

10-6(z-8)=9+z~\Rightarrow~10-6z+48=9+z~\Rightarrow~-6z-z=9-48-10

-7z=-49~\Rightarrow~\boxed{z=7}.


i) 12+2n=9(n-7)-2

12+2n=9(n-7)-2~\Rightarrow~12+2n=9n-63-2~\Rightarrow~2n-9n=-63-2-12

-7n=-77~\Rightarrow~\boxed{n=11}.