Ajuda por favor .....

leia essa tira de calvin
(infelizmente ñ consegui colocar a imagem :/ )

calvin: socorro! abelha! abelha! salve-se quem puder!

calvin: você viu,haroldo?era a maior abelha do mundo! era do tamanho de um prato! devia pesar uns 35 quilos!

calvin: fazia um barulho igual ao de um helicóptero e o ferrão parecia de um arpão de pesca! devia ser uma abelha assassina! caraca,ainda bem que ela não me pegou!

haroldo:a vida no grande deserto residencial é realmente cheia de perigos.

calvin: se você tivesse visto também teria medo.

perguntas:
a.vc acha que calvin mora em um bairro tranquilo e arbolizado ou em um grande deserto?
b.levando isso em conta,você diria que a fala do tigre haroldo foi ironica?pq?
c.qual figura de linguagem aparece na fala de calvin,especialmente no 2º quadrinho?justifique.
d.quantas frases há no 1º quadrinho dessa tira?quais são elas?
e.qual ou quais dessas frases são verbais,ou seja,são orações?
f.releia a ultima oração do segundo quadrinho.qual é o sujeito?de que tipo?
g.releia a fala do tigre '' a vida no grande deserto residencial é realmente cheia de perigos''.
a.qual o sujeito dessa oração?
b.qual o núcleo dessa oração?
c.qual o núcleo do sujeito?a qual classe gramatical ele pertence?
d.reescreva a frase trocando o núcleo do sujeito pela palavra dias.
e.qual mudanças houve no verbo? explique-a.

2

Respostas

2014-08-31T21:50:05-03:00
A) Bairro tranquilo

b) Sim pois eles ñ moram em um deserto

c)Hipérbole

d)4 frases, Socorro! ,Abelha!, Abelha! ,Salve-se quem puder!

e)Salve-se quem puder!

5 3 5
obrigada ajudou mutio
Ñ tem de quer...
A melhor resposta!
2014-08-31T23:23:20-03:00
calvin: socorro! abelha! abelha! salve-se quem puder!

calvin: você viu,haroldo?era a maior abelha do mundo! era do tamanho de um prato! devia pesar uns 35 quilos!

calvin: fazia um barulho igual ao de um helicóptero e o ferrão parecia de um arpão de pesca! devia ser uma abelha assassina! caraca,ainda bem que ela não me pegou!

haroldo:a vida no grande deserto residencial é realmente cheia de perigos.
calvin: se você tivesse visto também teria medo.

perguntas:
a.vc acha que calvin mora em um bairro tranquilo e arborizado ou em um grande deserto? BAIRRO TRANQUILO E ARBORIZADO
b.levando isso em conta,você diria que a fala do tigre haroldo foi irônica?pq? NÃO; NÃO ACHO QUE FOI IRÔNICA PORQUE REALMENTE HOUVE UM ATAQUE DE ABELHAS
c) Qual figura de linguagem aparece na fala de calvin, especialmente no 2º quadrinho?justifique. HIPÉRBOLE - HIPÉRBOLE É UMA FIGURA DE LINGUAGEM CARACTERIZADA PELO EXAGERO. QUANDO ELE DIZ "
era a maior abelha do mundo! era do tamanho de um prato! devia pesar uns 35 quilos!"
d( Quantas frases há no 1º quadrinho dessa tira?quais são elas?
4 FRASES
e) Qual ou quais dessas frases são verbais,ou seja,são orações?
UMA:
salve-se quem puder!
f) Releia a última oração do segundo quadrinho.qual é o sujeito?de que tipo?
R) Devia pesar uns 35 quilos!  SUJEITO OCULTO (ELE ou ELA)
g) Releia a fala do tigre '' a vida no grande deserto residencial é realmente cheia de perigos''.
a) Qual o sujeito dessa oração?
R) A vida no grande deserto residencial
b) Qual o núcleo dessa oração?
R) VIDA, PERIGOS
c) Qual o núcleo do sujeito?a qual classe gramatical ele pertence?
R) VIDA - SUBSTANTIVO
d) Reescreva a frase trocando o núcleo do sujeito pela palavra dias.
R) OS DIAS
no grande deserto residencial SÃO realmente cheiOS de perigos''.
e) Qual mudanças houve no verbo? explique-a.

PASSARAM PARA O PLURAL PARA CONCORDAR CO O NÚCLEO DO SUJEITO





5 5 5