Respostas

2014-08-31T21:21:13-03:00
Para atenuar os efeitos da síndrome da abstinência do cigarro, especialistas recomendam alguns métodos e até mesmo medicamentos, que só apresentam eficácia se contar com a força de vontade do fumante: 
- Evite café e bebidas alcóolicas que geralmente estão associadas ao tabagismo 
- Tome bastante água para ajudar o organismo a desintoxicar-se da nicotina
- Faça uma alimentação mais a base de frutas e verduras 
- Pratique exercícios físicos 
- Não tente parar progressivamente, pare de uma só vez 
- Se aumentar a vontade de fumar, respire lenta e profundamente de três a quatro vezes. 
- Não desista diante de fracassos transitórios. A maioria das pessoas que conseguiu deixar de fumar não conseguiu na primeira vez.
Medicamentos 
Adesivo: Colado na pele ele abastece a corrente sanguínea com pequenas doses de nicotina. 
Zydan: é o primeiro medicamento contra a dependência que não contém nicotina. é vendido só com receita médica e o tratamento dura três meses.
Chicletes de nicotina: é composto de nicotina e a maioria dos pacientes costumam mascar entre 10 a 25 gomas por dia. 
Acupuntura na orelha: Baseado na medicina oriental, o ponto cirúrgico colocado na orelha alivia o desconforto quando se para de fumar. 
Hipnose: O fumante é induzido a vivenciar situações reais associadas ao cigarro. A técnica ajuda a reduzir a ansiedade e a vontade de fumar por até sete dias. 
Nitrato de prata: Utilizado em gargarejos misturado com água. Quando o fumante dá uma tragada depois do bochecho, sente um gosto amargo na boca e passa a associar o vício ao incômodo. 
Depois de todo os combates ao cigarro, seja através das campanhas e de todas as opções e incentivos para parar de fumar e de realmente saber sobre as consequências maléficas para saúde, o que fazer? A resposta todos nós sabemos. 
Agora quanto ao fato de engordar, há realmente um ganho de peso quando se pára de fumar. Isto porque a nicotina faz com que o organismo gaste mais calorias e há evidências que a enzima lípase lipoprotóica (existente no fígado) tenha sua atividade aumentada quando se fuma, ocorrendo uma maior queima de gorduras. Estudos mostram que a interrupção do hábito de fumar aumenta o peso do homem em média 2,8 quilos e 3,8 para mulheres. Especialistas recomendam que nessa fase de abstinência, o fumante deva beber muita água, evitar gorduras e consumir mais frutas e verduras frescas