Respostas

2014-08-31T21:20:47-03:00
Papel (10 cm x 10 cm). 
Garrafa de litro. 
Água. 
 Procedimento 
     1. Enche a garrafa com água. 
     2. Coloca o papel no topo da garrafa. 
     3. Inverte rapidamente a garrafa. Podes verificar que a água permanece na garrafa devido à acção da folha de papel. Como explicas isto? 

O porquê?  Segundo a lei de Boyle, para uma quantidade de massa igual de gás à mesma tempertura, a pressão varia inversamente com o volume. Ao inverter a garrafa, o deslocamento da água para baixo faz com que o pouco ar contido no topo da garrafa sofra uma expansão reduzindo assim a sua pressão devido ao aumento de volume. Este redução de pressão e volume ajuda o papel a aguentar o peso da água. Para além de haver o efeito da redução da pressão existe igualmente o efeito da tensão superficial que impede que a água saia pelo espaço entre a garrafa e o papel. No site Ciência em Casa existem diversas experiências simples que te ajudam a entender estes dois termos científicos: Pressão e Tensão superfícial.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-08-31T21:27:52-03:00
Um copo de agua i algo que dissolva na agua como um remedio chamado sorrisal ou detergente
1 5 1
hum... legal... vc sabe se eu misturar água+detergente+óleo oque acontece?
eu nao testei essa esperiencia mas acho que seria uma mistura eterogemia por que o detergente nao se mistura com o olio
e voce ja testou
acabei de testar... o corante fica um pouco abaixo do óleo... num é uma experiência bem legal....!!
e mesmo