AJUDA URGENTE! Equaçao com frações.

Estou errando e não sei aonde, me ajudem.

x+4/15 = 2/3
(o produto dos meios é igual ao produto dos extremos)
3x+12 = 30
3x= 30=12
3x = 18
x=18/3
x= 6/1

usei essa calculadora de equacoes: http://www.calculadoraonline.com.br/equacoes e ela falou que o resultado seria x=2/5


2

Respostas

A melhor resposta!
2014-09-01T00:33:12-03:00
x+ \frac{4}{15}= \frac{2}{3} \\\\ \frac{15x+4}{15}  = \frac{2}{3} \\\\15x+4= \frac{2}{3} *15\\\\15x+4= 2*5\\\\15x+4=10\\\\15x=10-4\\\\15x=6\\\\ x= \frac{6}{15}\\\\x= \frac{2}{5}

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
caso seja
 \frac{x+4}{15}= \frac{2}{3}  \\\\x+4= \frac{2}{3} *15\\\\x+4= \frac{30}{3}\\\\ x+4=10\\ x=10-4\\\\x=6

o 15 está dividindo passa pro outro lado multiplicando 
15*2 = 30... 30/3 = 10 ....
2 5 2
é, tipo o numerador é x+4 e o denominador é 15.
então a sua resposta ta certa da 6...6/1 = 6
ah eu que errei na hora de colocar na calculadora, esqueci dos parenteses, valeu man.
quando for digitar nessas calculadoras online...tem que colocar tudo que está no numerador entre parenteses..se não elas entendem errado msm
ok
2014-09-01T00:43:57-03:00
A resposta está na imagem .
1 5 1