Eu adoro usar as redes sociais, mas a que eu mais gosto é o Instagram. Aprendi a usar os efeitos da melhor forma para editar as fotos e tornar a minha conta cada vez mais interessante para os meus seguidores. O único problema é que você fica viciado, risos. Tudo o que acontece, você já pensa no melhor ângulo e conceito para "instagramar" e, antes de dormir, é claro, sempre dá aquela fuçada no Instagram pra ver o que está rolando.

TAMASHIRO, Y. Qual sua rede social preferida? Revista Ler & Cia, Curitiba, ed.
55, mar./abr. 2014.

No depoimento acima, o cantor e apresentador de televisão Yudi Tamashiro demonstra, ainda que inconscientemente, o dinamismo e a inventividade da Língua Portuguesa que se manifestam por meio


a- da transformação de um termo em língua inglesa em vocábulo de língua portuguesa graças ao acréscimo de uma terminação verbal.

b- da capacidade do enunciador de produzir um discurso acessível ao grande público jovem, apesar do apego ao padrão culto da fala.

c- da inclusão no texto da figura do receptor da mensagem graças à utilização recorrente do pronome de tratamento "você".

d- da expressão do raciocínio complexo do enunciador graças ao emprego da coordenação, dispensando a recorrência à subordinação.

e- da utilização de marcas da primeira pessoa do singular para facilitar a confissão do enunciador a respeito do seu apego à tecnologia.

1

Respostas

2014-09-01T16:13:27-03:00
Resposta: Da transformação de um termo em língua inglesa em vocabulário de língua portuguesa graças ao acréscimo de uma terminação verbal. 
1 1 1