Toda substância formada pelos elementos químicos carbono e hidrogênio e hidrogênio ou carbono, hidrogênio e oxigênio, ao sofrer combustão completa (queima total), produz apenas gás carbônico e água.
Encontre os coeficientes que tornam as seguintes equações químicas corretamente balanceadas:
a) C₁H₈(g) + O₂ ---------> CO₂(g) + H₂O (v)

2
Ainda não sei :/
Ok então eu te explico!
Á vontade
Pronto, qq dúvida é só falar!
Ok, irei ler, dúvidas eu lhe aviso

Respostas

2014-09-02T19:08:40-03:00
1° Faz o balanceamento.

O que seria isto? Mesma número de elementos antes da seta tem que ser igual a depois da seta.

ali é  ~>  C₃H₈

1 C₃H₈(g) + 5 O₂ ---------> 3 CO₂(g) + 4 H₂O (v)


tem 3 C antes e 3 depois
tem 8 H antes e 8 depois (4.2= 8)
tem 10 O antes e 10 depois ( 6 do CO2  e 4 no H2O)

pronto a reação tá balanceada!

os coeficientes são :  1 , 5 , 3 , 4
5 3 5
quando eu coloco o 5 , significa que tenho 5 moléculas de O2 , ou 10 átomos de Oxigênio
antes e também depois
Ahh
entendeu? Boa noite!
Boa :)
A melhor resposta!
2014-09-02T19:35:46-03:00
Para o balanceamento de uma equação você deve ter os seguintes conceitos:
1)PRINCÍPIO DE LAVOISIER: Isto consiste basicamente em que a massa total dos reagentes deve ser igual à massa total dos produtos. Tipo X gera X.

2)LEI DAS PROPORÇÕES DEFINIDAS: Vai sempre ter uma regrinha mais ou menos assim: 12g carbono + 36 g de oxigênio⇒48g de dióxido de carbono que significa 1 carbono+ 2 oxigênios gera 1 carbono + 2 oxigênios.
A fórmula para notar essa explicação: C + O2 (g) ⇒ CO2 (g)

3)LEI DA PROPORÇÃO ATÔMICA: Pode-se pegar a equação anterior e afirmar: SÃO NECESSÁRIOS UMA MOLÉCULA DE CARBONO + DUAS MOLÉCULAS DE OXIGÊNIO para formar UMA MOLÉCULA DE DIÓXIDO DE CARBONO.

Com isso como você ainda está no ensino médio, te aconselho dois métodos:

1) Das tentativas: Que é basicamente tentar utilizando a regra de que n moléculas que aparecem antes da equação devem aparecer n moléculas também depois.

2)Método íon-elétron: Você vê quem sofre redução e quem sofre oxidação. Ex: 
CuSO4+ Ni⇒ NiSO4 + Cu.

O cobre que na tabela tem nox 2+ (nox é baseado na carga do átomo tipo tabela periódica, família 1A é 1+, 2A é 2+). No caso do cobre é 2+. Quando ele se transforma em substância pura passa a ter nox=0.

LEMBRAR, REGRA: TODA SUBSTÂNCIA PURA TEM NOX=0.

O níquel de estado puro nox=0 passa a ser +2.

PORTANTO CONCLUI-SE: O COBRE SOFRE REDUÇÃO (2⇒0) E O NÍQUEL SOFRE OXIDAÇÃO (0⇒2).

Assim você faz duas equações:

Cu2+  + 2e- ⇒Cu (Carga negativa do elétron cancela a positiva do átomo)
Ni⇒Ni2+  + 2e-

Consegue perceber que as duas equações dizem a mesma coisa de formas diferentes...

O SO4 não é alterado de nenhuma forma portanto não foi citado.

É só somar as duas semi-reações e obter a equação geral: CuSO4 + Ni⇒NiSO4 + Cu.

Se os elétrons não dão número inteiros, é só multiplicar ao contrário ou achar o número em comum.

Bom, estes são apenas dois métodos e os mais simples a serem usados.
4 4 4
Verdade , cliquei em melhor resposta pelo trabalho de ela te feito tudo isso
Eu quis colocar como procedimento já que tinha dito que não sabia como mas aqui vai a resposta que eu fiz por tentativa:SEGUNDO A IUPAC O C NÃO TEM ÍNDICE PQ É 1, CH8(g)+ 3O2(g)------>CO2(g)+ 4H2O(v). Me desculpe qq erro mas só quis ajudá-lo a entender ao invés de apenas colocar a resposta. Se quiser, pode tirar os pontos...
Não msm, deixarei os pontos, pois ajudou bastante
Ok, é que o erro foi meu! Eu expliquei e acabei esquecendo de pôr a resposta!
Sem Problemas :)