O texto possui significado porque ele é relacionado a outros conhecimentos. A compreensão do mesmo não está só no que ele diz, mas está também naquilo a que ele faz alusão. Desse modo, muitas vezes, a argumentação de uma ideia é sustentada por conhecimentos que são pressupostos pelo leitor. Nesse sentido, identifique a alternativa que contém o pressuposto da seguinte frase: "Ela é bonita, mas não casou".
ALTERNATIVAS
1- Ela não casou porque é chata.
2- A beleza leva ao casamento.
3- Na frase, beleza e casamento não tem nenhuma relação.
4- Todas as pessoas casadas são bonitas.

2

Respostas

2014-09-03T15:57:02-03:00
Eu tenho que responder também ! eu acho que é a 3 e você?  beijão !
tambem acho que é 3, um bjo pra ocê tbm
Eu optei pela 3
Gente eu vou na 2 porque, cheguei a conclusão de que: "Ela é bonita mais não casou" porque, se a beleza geralmente leva ao casamento!
eu também optei pela 3,pois não é porque a pessoa é bonita, que necessariamente vá casar.
2014-09-04T08:56:33-03:00
Estou com dúvida, mas respondi a 2 pq o autor pressupõe que a beleza leva o casamento, a palavra "mas" é de oposição e traz na frase que é difícil uma pessoa bonita não ser casada.
Eu acho que a resposta certa é: a 2.
Marquei a 2 pois é a mais coerente. Beleza não leva ao casamento mas ajuda muito! Basta observar a frase: "ela é muito feia mas consegui casar-se. Se não tivesse casado todo mundo iria entender!!!
Ela é bonita mais não casou! se a beleza de alguma forma leva as pessoas ao casamento! Marquei a 2 também!
Gente, vcs não conhecem aquele velho ditado? "Beleza, não põe mesa!", Beleza, não é pressuposto de casamento e o "mas" ,´na frase é oposição a "não casou", portanto, a alternativa correta é a alternativa 3 ! Boa noite e bons estudos!
Eu discordo que seja a 3 só por um motivo: "Na frase", beleza e casamento não tem nenhuma relação. Para mim, "nessa frase" beleza e casamento estão relacionadas sim. Não podemos levar em consideração a realidade do mundo exterior, temos que focar na frase, que é o que se pede. Portanto eu voto na 2. Beleza leva ao casamento, isso é pressuposto de que ser bonita ajuda para se chegar ao casamento.