Respostas

A melhor resposta!
2014-09-03T17:50:51-03:00
X+y=18
x=2y

2y+y=18
3y=18
y=18/3
y=6

x=2*6
x=12

A familia "x" (maior) possui 12 fillhos, e a "y", 6.
1 5 1
2014-09-03T17:55:08-03:00
 O Dobro = de um número significa 2 vezes esse número 
Então vai fazer uma conta com 18+18=36 .
Bom acho que é isso ;)

Na verdade, não. O dobro é desconhecido e parte da multiplicação por 2 de outro número igualmente desconhecido. No enunciado, está claro que juntando as DUAS familias temos 18 filhos. Partindo do ponto em que x representa uma familia e y a outra, podemos dizer que x+y=18 ( o total de filhos)
Mas, também segundo o enunciado, sabemos que 1 familia tem o dobro de filhos da outra.
Supomos, então, que a familia "x" tenha o dobro. Para tal, montamos a segunda equação:
x=2y
Assim, juntando as equações, temos um sistema de equações do primeiro grau.
A resolução está acima, caso tenha dúvidas.
Espero ter ajudado.