Tarefa

Foto de perfil do usuário tiagovirtual

Planejamento Para o Uso Racional da ÁguaQuestão 1:  A Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei 9.433 de 08 de Janeiro de 1997, tem seus fund

Planejamento Para o Uso Racional da Água

Questão 1: 
A Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei 9.433 de 08 de Janeiro de 1997, tem seus fundamentos disciplinados em seu artigo 1º. Sobre o assunto, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correspondente:
I – A água foi considerada como um bem de domínio público.
II – A água foi considerada como um recurso natural infinito, pois se renova a partir do ciclo hidrológico.
III – A bacia hidrográfica foi considerada a unidade territorial para o implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação dos órgãos do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
IV – Visando um controle da qualidade da água a gestão foi centralizada no Governo Federal, no qual o Ministério do Meio Ambiente passou a ser responsável por todas as ações adotadas para implantação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Estão corretas apenas:
Alternativas
1 - I e II
2 - II e III
3 - III e IV
4 - I e III
5 - II e IV  

Questão 2:   Sobre os órgãos do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, analise as  alternativas a seguir e assinale a que estiver incorreta: Alternativas
1 - A Agência Nacional de Águas foi criada pela Lei 9.433/97 e tem como responsabilidade, dentre outras, a fiscalização de grandes obras nos rios da União.
2 - O Conselho Nacional de Recursos Hídricos é o órgão de maior expressão hierárquica do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
3 - Os Comitês de Bacias Hidrográficas são órgãos colegiados que foram apelidados de parlamento das águas.
4 - Para que possa ser criada uma Agência de Água, que tem a função de secretaria executiva de um ou mais Comitês de Bacia, é necessário que haja viabilidade financeira assegurada pela cobrança do uso dos recursos hídricos em sua área de atuação.
5 - A ANA é um autarquia sob regime especial, com autonomia administrativa e financeira vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.  

Questão 3:   A Outorga de Uso dos Recursos Hídricos é um dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos e tem como objetivo: Alternativas
1 - Restringir o acesso à água aos grandes consumidores para que os mesmos invistam em tecnologia 
2 - Construir um sistema de cobrança pela água em todo o país, para que os recursos sejam aplicados na bacia hidrográfica.
3 - Assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da águas e o efetivo exercício dos direitos de acesso à água.
4 - Poder repassar a particulares a gestão da água, ou seja, ceder os recursos hídricos à pessoas devidamente capacitadas para a gestão.
5 - Efetivar a Política Nacional de Recursos Hídricos a partir da criação do Cadastro Nacional de Usuários das Águas Subterrâneas.  

Questão 4:   A Cobrança do Uso de Recursos Hídricos não tem como objetivo:
Alternativas 1 - Reconhecer a água como bem econômico e dar ao usuário uma indicação de seu real valor.
2 - Incentivar a racionalização do uso da água.
3 - Obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenções contemplados nos planos de recursos hídricos.
4 - Incentivar a criação de empresas particulares para exploração ,comercialização e alienação das águas.
5 - Distribuir o custo sócio-ambiental pelo uso degradador e indiscriminado da água e utilizar a cobrança da água como instrumento de planejamento, gestão integrada e descentralizada do uso da água e seus conflitos.  

Questão 5:   Sobre o Reúso da Água, analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa correspondente:
I – Práticas de reúso da água diminuem a pressão sobre a exploração de águas subterrâneas e da captação de águas de superficiais.
II – O reúso indireto e não planejado da água é uma prática muito comum e é caracterizada quando a água utilizada uma ou mais vezes é descarregada nas águas superficiais ou subterrâneas e utilizada novamente em sua forma diluída à jusante.
III – Práticas de reúso da água são muito recentes e passaram a ser realizadas somente após a estruturação de mecanismos legais que obrigaram os grandes utilizadores a realizarem tais práticas.
IV – A água de reúso pode ter diversas aplicações. Como atividades urbanas não-potáveis podemos citar a irrigação de praças e jardins, limpeza de vias públicas e a recarga de aqüíferos Estão corretas apenas:
Alternativas
1 - I e II
2 - II e III
3 - III e IV
4 - I, II e IV
5 - II, III e IV
por Tiagovirtual

Tem dúvidas sobre esta tarefa? Pergunte!

Peça mais detalhes ao usuário Tiagovirtual

Respostas

Respostas

Foto de perfil do usuário michaellord
Michaellord respondeu
Desculpa pela demora estava sem net Tiago.

1- Resposta 4
2- Resposta 4
3- Resposta 3
4- Resposta 4
5- Resposta 3

Espero ter ajudado.

^^.
  • 1 comentário
  • Denunciar!
  • Obrigado (8)
  • Avaliar Avaliar: 3, Votos: 1

Comentários

Escreva aqui seu comentário...