Respostas

A melhor resposta!
2014-09-03T23:10:58-03:00
Dois conjuntos A e B, sendo A -> B, sendo A o domínio e B a imagem. Quando todos elementos de B forem imagem de todos elementos de A, esta função será sobrejetora.
Ex₁.:
A = {-2, -1, 0, 1, 2}
B = { 0, 1, 4}
f: A->B, f(x) = x² => É SOBREJETORA

Ex₂.: 
A = {-2, -1, 0, 1, 2}
B = {-1, 0, 1, 4}
 f: A->B, f(x) = x² => NÃO É SOBREJETORA, É INJETORA
2 5 2
  • Usuário do Brainly
2014-09-03T23:44:45-03:00
Classificação como sobrejetora as função que possuem o contradomínio igual ao conjunto imagem.

Isto é, não há elementos no contradomínio que não tenham correspondentes.

f(x)=x^2

Domínio: X=\{-2,-1,0,1,2\}

Contradomínio: Y=\{0,1,4\}

Imagem: I=\{0,1,4\}

É sobrejetora.

Domíno: X=\{-2,-1,0,1,2\}

Contradomínio: Y=\{-1,0,1,4\}

Imagem: I=\{0,1,4\}

Não é sobrejetora.

2 5 2