Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-09-04T00:30:15-03:00
X²-(p+5)x+36=0
reais e iguais
condição
Δ=0

b²-4ac=0

a=1
b=-(p+5)
c=36

[-(p+5)]²-4(1)(36)=0
p²+10x+25-144=0
p²+10x-119=0

a=1
b=10
c=-119
Δ=b²-4ac
Δ=10²-4(1)(-119)
Δ=100+476
Δ=576

p= \frac{-10\pm \sqrt{576} }{2}

p= \frac{-10\pm24}{2}

p'= \frac{-10+24}{2} = \frac{14}{2} =7

p"= \frac{-10-24}{2} =- \frac{34}{2} =-17

R= O valor de p será 7 ou -17


3 4 3
2014-09-04T00:41:16-03:00
Para que as raízes seja reais e iguais Δ tem que ser igual a 0, então temos:

b² - 4ac = 0 ⇒ (P+5)² - 4*1*36=0 ⇒ P² + 10P - 119 = 0

p= -10  ₊₋ √576 / 2 ⇒ p = -10 ₊₋24 / 2 

p1 = -10 + 24 / 2 ⇒ p1 = 14/2 ⇒p1= 7

p2= -10 - 24 / 2 ⇒ p2 = -34 / 2 ⇒p2= -17
1 4 1