Diego abasteceu sua moto com 5L de gasolina, pagando um total de R$ 14,95. a)quantos reais Diego pagou em cada litro de gasolina? b) escreva uma expressão algébrica para indicar a quantia a ser paga, nesse mesmo posto, se um veículo for abastecido com n litros de gasolina. c) quantos reis uma pessoa deverá pagar se seu veículo for abastecido nesse posto com: #9L de gasolina? #14L de gasolina? #23L de gasolina? me ajudem por favor!!!

2

Respostas

2014-09-04T00:49:13-03:00
A) 14,95/5=2,99 Diego pagou 2,99 por cada litro de gasolina.
b) g=2,99*X
c)26,61
41,86
68,77
9 4 9
A melhor resposta!
2014-09-04T00:52:54-03:00
Esse problema está relacionado a uma Função polinomial do 1 grau: f(x)= a.x, onde f(x) que também é chamado de y é o valor total, a= preço por cada litro, e x= a quantidade de litros.
Logo: a) f(x)= a.x
14,95=a.5
a=14,95/5 
a= 2,99, ou seja, o preço por litro será R$ 2,99
b) a expressão algébrica será a mesma expressão vista anteriormente: f(n)=a.n, apenas troquei o x pelo n, pois é o número de litros.
c) f(n)= a.n
f(n)= 2,99. 9
f(n)= R$ 26,91
 
f(n)= 2,99. 14
f(n)= R$ 41,86
 
f(n)= 2,99. 23
f(n)= R$ 68,77


6 4 6