Respostas

2014-09-04T14:50:53-03:00
Atualmente 
Filho: x 
Pai: 4x 

Futuramente 
Filho: x + 5 
Pai: 4x + 5 

4x + 5 = 3 * (x + 5) 
4x + 5 = 3x + 15 
4x – 3x = 15 – 5 
x = 10 

Pai: 4x → 4 * 10 = 40 

O filho tem 10 anos e o pai tem 40.
1 1 1
o filho tem 10 anos e o pai dele tem 40 anos
Samuel, é daqui a 4 anos e você colocou 5 anos.
A melhor resposta!
2014-09-04T15:10:06-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Hoje:                  Daqui  a 4 anos  
       F = x            F = x + 4             
       P = 4x         P = 4x+ 4           
       
Pai = triplo da idade do Filho
4x + 4 = 3(x+4)
4x + 4 = 3x + 12
4x - 3x = 12-4 ---> x = 8 anos tem o filho hoje
                              4x= 4 . 8 = 32 anos tem o pai hoje 
Daqui a 4 anos ---> 8 + 4 = 12 anos <-- idade do filho
                                32+4 = 36 anos <-- idade do pai
12 anos . 3 = 36 anos que é a idade do pai   
       
A) quais são as idades atuais do pai e do filho? 8 anos e 32 anos

B) daqui a quantos anos o pai terá o dobro da idade do filho?  16 anos                                               Hoje --> F = 8 anos
                     P = 32 anos
   daqui a x anos ---.> 32 + x = 2 (8+x)
                                     32 + x = 16 + 2x
                                     32-16 = 2x-x ---> x = 16 anos      
                                                 
4 5 4
Muitooooo obrigada
Por nada,Lilian.Bons Estudos! :)