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2013-08-21T17:48:02-03:00
Para informação nutricional, 100 g de semente de urucu contêm:
•Cálcio7,00 mg
•Ferro0,80 mg
•Fósforo10,00 mg
•Vitamina A15,00 µg
•Vitamina B1
•Vitamina B20,05 mg
•Vitamina B30,03 mg
•Vitamina C2,00 mg

Há outros vegetais que, literalmente, dão um empurrão no metabolismo. É o caso do urucum, mais usado como corante de alimentos, e que se constitui em uma das mais promissoras plantas em pesquisa. Um trabalho da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul comprovou sua utilidade. A película que envolve a semente é composta de 90% de bixina (corante natural derivado da vitamina A). Suspeita-se que esse carotenóide tenha o poder de acelerar o metabolismo de gorduras e seja o responsável pela redução das taxas de colesterol e de triglicérides. O urucum consegue baixar o colesterol LDL sem alterar a fração HDL, dita “o bom colesterol”. Nota importante: nada de fazer chás ou infusões com a semente. Se a berinjela perde as propriedades de reduzir o colesterol ao ser cozida, o urucum perde-as quando fervido. A receita é deixar 30/35 sementes (encontradiças em mercados e feiras livres) de molho em 1 litro de água e tomar a mistura três vezes ao dia. Não é preciso coar.