Tarefa

Foto de perfil do usuário milenaalvesjf

Por que os Estados Unidos entrou na segunda guerra mundial??

por Milenaalvesjf

Tem dúvidas sobre esta tarefa? Pergunte!

Peça mais detalhes ao usuário Milenaalvesjf

Respostas

Respostas

Foto de perfil do usuário pedro20131
Porque o presidente Franklin Delano Roosevelt, que tinha uma esposa judia e pressionado pelo seu secretário Morgenthau, um assessor judeu de seu governo, fez questão de por os EUA na área de conflito para interceder contra a Alemanha e derrotar a campanha que Hitler fazia contra os judeus. Mas como Hitler não queria os EUA na guerra sempre os tratou bem e procurou não provocar os americanos, mesmo sabendo que eles enviavam armas para seus inimigos, como a Inglaterra e a Rússia. Como Roosevelt não conseguiu provocar uma reação dos alemães tratou de provocar um de seus aliados que foi o Japão, congelou todos as economias e investimentos de japoneses nos EUA, trancafiou os japoneses e descendentes de japoneses em campos de concentração no território americano e enviou agentes disfarçados ao Japão que conseguiram se infiltrar e influenciar Hiroíto, o imperador japonês, de maneira que este desviasse sua atenção da Machúria e que o Pacífico seria mais importante para o esforço de guerra japonês, atacando Pearl Harbor.
Tanto isso foi fato que os EUA já sabiam do ataque e deixaram o pior de sua esquadra naquele porto, os que morreram serviram de álibi para os EUA entrar na guerra, haja vista que a população americana era na grande maioria contrária a entrada dos americanos na guerra européia e contrária em enviar seus filhos para defender interesses que não eram seus. E como Roosevelt precisava de um álibi forte, pois estava próximo de concorrer à reeleição e sabia que a população não o reelegeria se não tivesse apoio popular para uma decisão de entrar numa guerra, usou desse estratagema que, com o ataque a Pearl Harbor mexeu com os sentimentos dos americanos que passaram a aprovar a idéia de Roosevelt de por os EUA na guerra em resposta ao ataque sofrido por um dos países do eixo.
Com isso os EUA entraram na guerra, Roosevelt se reelegeu, Morgenthau conseguiu ver seu plano posto em prática com o bombardeamento de mais de 90% das cidades alemãs provocando a morte de mais de 10 milhões de civis alemães, os americanos apressaram o final do conflito, conseguiram libertar os judeus e os aliados venceram a guerra.
.
  • 1 comentário
  • Denunciar!
  • Obrigado (1)
  • Avaliar Avaliar: 3, Votos: 1

Comentários

Escreva aqui seu comentário...
Foto de perfil do usuário EricaK
Quando Hitler começou sua expansão bélica os Estados Unidos tomaram uma postura de não se meter, uma vez que o alvo do alemães a princípio eram países da Europa que ele julgava pertencer as suas raízes étnicas. Hitler por sua vez foi formando alianças com a Itália e o Japão formando assim os países do eixo. A Alemanha com uma manobra rápida invadiu a Polônia e depois a França o que fez com que a Inglaterra fosse em socorro dos franceses e declarasse guerra aos alemães. Neste momento a participação dos Estados Unidos era apenas material, ajudando os países amigos com armas e tentando por meio diplomático acabar com o conflito. Por seu lado o Japão começou a invadir países asiáticos como a China, Filipinas e outros. A Alemanha já havia conquistado praticamente toda a Europa e apenas a Inglaterra estava à frente, combatendo os países do eixo, foi quando no dia 6 de dezembro de 1941 os japoneses atacaram Pearl Habor covardemente, afundando um grande número de navios da frota do pacífico e matando mais de três mil pessoas entre civis e militares. Foi então que os americanos entraram na segunda guerra mundial mudando completamente os rumos do conflito. O próprio comandante da esquadra japonesa que atacou os Estados unidos disse: Acordamos um gigante adormecido. No final os americanos lançaram duas bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki  impondo uma derrota fragorosa ao Japão.
  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (5)
  • Avaliar

Comentários

Escreva aqui seu comentário...