Respostas

2013-08-22T02:17:22-03:00
 Segundo Karl Marx, a sociedade capitalista divide-se em classes sociais. Apesar dessas classes sociais compartilharem do mesmo objeto de desejo(, no caso o dinheiro), ambas possuem interesses antagônicos por trás deste mesmo objetivo. 
 A classe trabalhadora, produz exaustivamente objetivando melhores salários e condições de trabalho, enquanto os empresários visam o lucro a expansão de seus negócios. 
 Esse conflito entre esses ideais antagônicos geraram muitos problemas no passado, mais precisamente no período da revolução industrial. As imensas jornadas de trabalho impostas por empregadores, geraram um imenso desconforto da classe trabalhadora, que estava tão habituada à um modelo de trabalho menos regrado e com uma carga horária conveniente às suas necessidades. Por parte da classe trabalhista, sindicatos foram criados para coibir excessos de trabalho. 
 Outra situação que deflagra o desagrado dos trabalhadores é a substituição da mão de obra por máquinas. Isso gerou uma imensa taxa de desemprego, fazendo com que, num determinado período da revolução industrial, os trabalhadores quebrassem as máquinas em sinais de protesto ao desemprego.
 Há ainda outros fatores que transparecem ainda mais os tais interesses antagônicos na história da indústria, por parte de empregadores e empregados. Mas no geral, os trabalhadores conseguiram grandiosos avanços através de leis trabalhistas que foram reivindicados por sindicatos que propunham melhores condições de trabalho e salários dignos.
3 5 3