Respostas

2013-03-18T13:12:30-03:00

A Origem das Espécies, é possível perceber que seu legado continua mais vivo do que nunca. Debruçado sobre questões a respeito da origem do homem e da Terra, talvez as mais antigas do nosso imaginário, Darwin continua a servir de referência aos estudos de milhares de pesquisadores e representa o ponto de partida para o desenvolvimento do pensamento científico moderno, propulsor da civilização e da tecnologia tais como as conhecemos.

1 5 1
2013-03-18T13:20:32-03:00

No ano em que comemoramos o bicentenário do nascimento de Charles Darwin e os 150 anos do lançamento de seu polêmico estudo sobre A Origem das Espécies, é possível perceber que seu legado continua mais vivo do que nunca. Debruçado sobre questões a respeito da origem do homem e da Terra, talvez as mais antigas do nosso imaginário, Darwin continua a servir de referência aos estudos de milharesde pesquisadores e representa o ponto de partida para o desenvolvimento do pensamento científico moderno, propulsor da civilização e da tecnologia tais como as conhecemos.

 

Há poucos exemplos no mundo de pesquisadores que, com seu trabalho, influenciaram tanto a pesquisa científica, em uma demonstração de como a humanidade avança nos seus conhecimentos. Tudo o que sabemos hoje foi e continua sendo construído com base nas teorias e estudos do passado. Tão importante quanto o resultado dos estudos de Darwin diz respeito ao método de trabalho que ele utilizou para construir e referendar sua teoria: pesquisa de campo, coleta e análise de materiais, análise bibliográfica, interação com outros pesquisadores, independência dos dogmas pré-estabelecidos. Em suma, Darwin mostrou a importância da curiosidade para buscar suas respostas.

 

Essa curiosidade, vital e intrínseca à ciência, é elemento essencial à educação e continua sendo a principal força motriz para a construção de um planeta sustentável e de uma sociedade mais igualitária. Passados 200 anos, continua mais verdadeiro do que nunca o fato de que a construção do conhecimento humano passa, necessariamente, por liberdade de pensamento e pesquisa, pelo intercâmbio de informação, pelo acesso democrático a tudo o que é pesquisado sobre temas de interesse vital à humanidade.

 

Numa sociedade em que as questões relacionadas à ciência e tecnologia ganham cada vez mais relevância, Darwin e seu método investigativo de pesquisa continuam atuais e merecem nossa atenção. Seu legado nos permite avançar, evoluir e nos alerta acerca da importância de fatos tão em voga na mídia e no debate público como a importância da diversidade para a sustentação da vida, para o fato de que as mudanças ambientais e do aquecimento global podem levar a processos de extinção em massa, para o fato de que somos responsáveis pelo mundo em que vivemos e que nossa sobrevivência depende das atitudes que tomamos e da forma como nos portamos frente a esses desafios.

 

O pensamento científico, inaugurado por Darwin e fruto do exercício puro da criatividade, apresenta novos caminhos para conhecer e descobrir interesses que possam proporcionar, a cada um, um futuro melhor, com mais qualidade de vida, numa sociedade mais igualitária.

2 5 2