Respostas

A melhor resposta!
2013-08-25T17:10:46-03:00
Quando usamos letras em contas matemáticas, é para representar números desconhecidos. Tanto o preço da caixa de creme dental quanto o dos sabonetes são números desconhecidos, então vamos chamá-los de x e y, respectivamente.

5x+2y=14,50
x=y+0,38

Basta pegar a segunda equação e substituir na primeira! Assim, vamos escrever, no lugar, do x, y+0,38.

5(y+0,38)+2y=14,50
5y+1,9+2y=14,50
7y=14,50-1,9
7y=12,6
y=1,8

Voltando!
x=y+0,38
x=1,8+0,38
x=2,18

Caixa de creme dental: R$ 2,18
3 5 3
2013-08-25T17:15:07-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
5 cremes + 2 sabonetes = R$14,50
1 creme = 1 sabonete + R$0,38 (na conta de cima, onde está creme vamos trocar por 1+0,38)

5 x (1 sabonete + 0,38) + 2 sabonetes = 14,50
5 sabonetes + 1,90 + 2 sabonetes = 14,50
7 sabonetes = 14,50 - 1,90
7 sabonetes = 12,6
1 sabonete = 12,6 / 7 = 1,8

1 creme = 1 sabonete + 0,38
1 creme = 1,8 + 0,38
1 creme = 2,18

A caixa de creme dental custa R$2,18

1 5 1