Durkheim faz uma analogia da sociedade capitalista como um organismo b Durkheim faz uma analogia da sociedade capitalista como um organismo biológico, principalmente com o corpo humano. Cada organismo biológico corresponde a uma instituição social. Na visão durkheiminiana qual seria o papel dessas instituições sociais:
Alternativas
1 - As instituições deveriam criar e estabelecer leis para que os indivíduos as cumprissem, o que desenvolveria um estado de harmonia social e conseqüentemente o progresso da sociedade.
2 - As instituições deveriam criar e estabelecer leis para que o indivíduo fizesse uma análise das mesmas e, através das suas ações, modificassem a sociedade.
3 - As instituições deveriam reproduzir o status de reprodução do modo de produção, mantendo as relações de classes sociais.
4 - As instituições devem seguir a vontade dos indivíduos, visto que são eles, através de suas ações, que constituem essas instituições.
5 - As instituições deveriam, seguir as regras instituídas pelos indivíduos, estando sempre em modificação segundo o momento histórico da sociedade.

1

Respostas

2013-08-25T20:46:40-03:00
Resposta n° 1

encontra no livro a resposta esta na pg 15