1 - É muito comum a ocorrencia de sensaçao dolorosa nos musculos após a execuçao de exercícios contínuos, que exigem grande esforço. Qual é a principal causa dessa situaçao?

2 - É praticamente impossivel a movimentaçao isolada de um unico musculo, uma vez que ele está relacionado com outros durante a sua açao.Explique porque isso ocorre

3 - Devido ao seu aspecto rigido, os ossos sao imediatamente relacionados com sustentaçao. Mas eles exercem outras funçoes. Quais sao elas?

4 - A osteoporose é uma patologia que causa perda de massa óssea e atinge sobretudo mulheres na pós-menopausa, aumentando os riscos de fratura. Explique o porque?

1

Respostas

2013-08-25T17:20:41-03:00
1- Quando fazemos muito exercício, o músculo não tem tempo de receber oxigênio o suficiente para fazer a respiração celular e obter energia. Quando isso acontece, ele obtém a energia através de um método no qual oxigênio não é necessário, a fermentação. Só que um resíduo desse processo é o ácido lático, que se acumula e provoca dor muscular.
Então, resumindo, a causa dessa situação é a falta de oxigênio.

2-A maioria dos músculos funciona em um sistema antagônico; quando um contrai, o outro relaxa. Exemplo: Bíceps e Tríceps.

3-Dentro dos ossos longos, há produção de hemácias; os ossos servem também para locomoção, depósito de cálcio e proteção dos órgãos internos.

4-O risco de fratura aumenta porque o osso está fragilizado, já que perdeu massa.
Na menopausa cessam as funções ovarianas, e com isso, a produção de estrógeno que ocorria ali. Vale lembrar que o estrógeno é responsável por regular a absorção de cálcio pelos ossos. 
18 4 18