a) A questão do analfabetismo sempre foi determinante para a exclusão social?

b) Como estão os índices de analfabetismo nas diferentes regiões brasileiras?

c) As taxas de analfabetismo revelam que 35% das pessoas que se encontram em tal condição passaram pela escola. Comente as possíveis causas de permanecerem em um quadro de analfabetismo.

d) Como se apresenta o analfabetismo em relação a questão de gênero?

e) O texto afirma que qualquer programa que tenha como foco a erradicação do analfabetismo deve priorizar a qualificação dos alfabetizadores. Explique .

1

Respostas

2013-08-26T16:50:35-03:00
(A) De certa forma não. Nem sempre se teve preconceito á quem não sabia, ou não se interessava á estudar, ler e aprender. Portanto não.
(B) Uma pesquisa feita em 2009 pelo IBGE, indicava que no Brasil havia cerca de 9,02% de analfabetismo. Porém, hoje a região Sul é a que se destaca nesse tópico tendo cerca de 4,74% de analfabetismo.
(C) Geralmente, as pessoas/jovens que estão em formação acadêmica são forçados de forma á trabalhar, ou sustentar a família que tem dificuldade financeira, e isso atrapalha os estudos significadamente.
(D) -Desculpa, mas não intendi a pergunta.
(E) A afirmação não está 100% correta, já que uma minoria tem dificuldade para se alfabetizar com a forma normal, encontrada em qualquer escola.
1 1 1