Respostas

2013-08-26T15:37:05-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Minimanual Expresso de Redação :)

1 - Situação de produção
Antes de escrever, você precisa definir: 
* quem vai escrever? Você, eu sei, mas quem é você? Um especialista, um pesquisador, um estudante? Coloque essa postura no seu texto.
* para quem você vai escrever? Para a professora que mandou? Para alguém que você precisa sensibilizar? Para um público amplo e variado? Imagine o seu leitor e escreva para ele.
* qual o objetivo desse texto? Se eu faço uma dissertação, é porque eu creio que minhas idéias sobre o assunto são interessantes. Se eu faço uma resenha, é porque eu creio que o livro e a minha análise são interessantes. Você imaginou um leitor, agora faça seu texto interessante - para ele e para você também.
* onde esse texto vai circular? Ok, vai pra mão da professora e volta. Mas textos da vida real não são assim. Se eu escrevo um texto argumentativo, é para sair no jornal. Se escrevo uma resenha de filme, é pra sair na revista. Se escrevo uma campanha publicitária, é para ser publicado em locais de circulação de público. Na hora de escrever, imagine o meio de circulação do seu texto.

2 - Assunto e forma do texto
O assunto do seu texto ajuda a determinar a forma de escrevê-lo. Uma discussão sobre assuntos públicos pede dissertação, a análise de livros, filmes, discos, pede uma resenha, uma comunicação privada pede carta/email...

3 - Construção do texto, ou a redação em si
* pesquisa de dados. Você só escreve sobre o que conhece. Antes de fazer a redação, é preciso conhecer o assunto. Por isso a gente tem que ler e se manter informado, mas em muitos casos é necessário pesquisar antes de escrever. Se você reparar, os livros costumam oferecer textos de apoio nos exercícios de redação. É a pesquisa prévia.
* estruturação: falei de dissertação, resenha, email... tudo isso são gêneros textuais. A melhor maneira de se preparar para escrevê-los é lendo exemplos. Procure ler dissertação, crônica, artigo de opinião, reportagens, carta ao leitor, conta de luz, contratos, bilhetes, tutoriais, bula de remédio, sempre tentando dar o nome de cada gênero. Assim você vai se familiarizar com eles e vai se preparar para escolher o gênero da sua redação e escrevê-lo
* Gramática. É inevitável cuidar de pontuação, ortografia e concordância. O estudo da gramática serve como ferramenta para a produção de bons textos. Um grande conhecimento de gramática não vai te ajudar a escrever, mas a falta dele pode acabar com seu texto.

É isso :)
Se eu colocar uma redação minha aqui você pode corrigir?Falar onde eu devo melhorar e onde eu errei?
posso dar meus pitacos. Eu não sou professora :)
Já serve,vou colocar lá na onde se faz perguntas e por 20 pontos uhasuhaushusa