Respostas

2013-08-26T22:20:46-03:00
Leis de Newton

1. Primeira lei de Newton ou princípio da inércia:
Um corpo que esteja em movimento ou em repouso, tende a manter seu estado inicial.


2. Segunda lei de Newton ou princípio fundamental da mecânica:
A resultante das forças de agem num corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração adquirida.


3. Terceira lei de Newton ou lei de ação e reação:
Para toda força aplicada, existe outra de mesmo módulo, mesma direção e sentido oposto.


Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton:
Exemplo: Um foguete no espaço pode se movimentar sem o auxilio dos propulsores apenas por Inércia. 
Quando andamos a cavalo e o animal dá um “arranque”, nosso corpo tende a manter seu estado de repouso, portanto somos projetados na direção inversa à que o cavalo estiver se movimentando; da mesma forma, quando o cavalo pára de uma vez, nosso corpo tende a continuar o movimento, por isso somos projetados na direção em que se estava anteriormente.


A Força ou a Segunda Lei de Newton 
Exemplo: Os carros podem aumentar e diminuir suas velocidades graças ação de forças aplicadas pelo motor e pelo freio respectivamente.


Princípio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton 
Exemplo: Para se deslocar, o nadador empurra a água para trás, e, esta por sua vez, o empurra para frente.
1-Quando uma bola de bilhar choca-se contra outra ocorre uma interação entre elas, ou seja, ocorre uma aplicação de forças entre elas somente enquanto estão encostadas (forças de contato). 
2-Quando dois imãs são colocados próximos podemos reparar que eles podem se aproximar ou se afastar um do outro. Isso mostra que estão aplicando forças entre si (forças de campo). 
3-A força que o planeta Terra aplica sobre o seu corpo chamasse força peso (força de campo), e pela 3ª Lei de Newton, seu corpo também aplica uma força sobre o planeta, mas como sua massa é bem menor que a da Terra, as conseqüências dela sobre você são maiores. 
4-Um bloco pendurado em uma mola aplica uma força sobre esta (força de contato), mas a mola também aplica uma força sobre o corpo, por isso ele fica pendurado sem cair (em equilíbrio).




Qualquer movimento que você fizer, está aplicando as três leis ao mesmo tempo: está mudando o teu estado, está aplicando força, e em algum ponto uma força reativa (ação-reação) está surgindo: rolando na cama, levantando-se, sentando em uma cadeira, caminhando, subindo ou descendo uma escada, cumprimentando alguém, abrindo uma porta, levando comida à boca, etc.