Uma torneira situada a uma altura de 1,0m acima do solo pinga lentamente á razão de 3 gotas por minuto. com que velocidade uma gota atinge o solo? que intervalo de tempo separa as batidas de 2 gotas consecutivas no solo?considere para simplificar,g=10 m/s.

1

Respostas

2013-08-27T11:12:15-03:00
Cheila vamos lá, bom dia.
você vai encontrar a velocidade da gota por torricelli, já que não temos o tempo como informação, na equação V^2=Vo^2+2.g.h   onde V é velocidade final, Vo velocidade inicial, g=gravidade e h=altura, substituimos os valores que temos: A velocidade final é a que queremos, a inicial é nula, pois o corpo está em repouso, a altura será a da torneira e a aceleração é a própria gravidade então fica,  => V^2= 0 + 2.(10).(1) => V = Raiz de (20) , se você simplificar fica V = 2 raiz de 5 =>  aproximadamente 4,47 m/s.
O tempo que cada gota consecutiva leva, é só pensarmos, os movimentos de queda livre é MRUV(Movimento Retilineo uniformemente Variado) ou seja cada gota terá a mesma velocida, pois a aceleração será a mesma para cada gota, então se são 3 gotas por min, significa que a cada 60 s pingam 3 gotas, é só dividir o tempo pela quantidade de gotas, seja 60/3 = 20s
Espero ter ajudado, bom estudos ^^ 
3 5 3
só não intendi pq não sairam as fórmulas :\ kkkkkkk
desculpe o site não posta as fórmulas :\
kkkkk ta bom muito agradecida !
conseguiu entender? é que o site não posta as formulas ai fica chato compreender
co0nsegui sim valeu