Respostas

A melhor resposta!
2013-03-19T14:22:55-03:00

endosperma ou albúmen é um tecido vegetal, de natureza triploide (com três conjuntos cromossómicos = 3n), que se encontra nas sementes de muitas angiospermas, e também nas gimnospermas (gênero Ephedra, do filo Gnetophyta com características mais próximas das angiospermas). É formado pela união dos dois núcleos polares do óvulo com um dos núcleos do gameta masculino.

Após a fecundação, as sinérgides e as antípodas sofrem degeneração. O zigoto sofre várias divisões mitóticas, dando origem aoembrião, e o núcleo triplóide, também por divisões mitóticas, dá origem ao endosperma, tecido triplóide que muitas vezes acumula reservas nutritivas, utilizadas pelo embrião durante seu desenvolvimento.

Com o desenvolvimento do embrião, os tecidos do óvulo tornam-se desidratados e os envoltórios do óvulo, impermeáveis. Neste ponto, a estrutura toda passa a ser chamada de semente. Assim , a semente nada mais é do que o ovócito fecundado e desenvolvido.

4 4 4
2013-03-19T14:31:04-03:00

Basicamente nutrientes: O endosperma (ou albúmen, como também é conhecido) é  um tecido de armazenamento de nutrientes e está presente na maioria das plantas angiospermas

1 4 1