Respostas

2013-03-19T15:23:14-03:00

Mesmo sem ter sido eleito pelo Congresso, Floriano Peixoto assumiu a presidência. Muitos militares constestaram dizendo que deveria haver nova eleição no caso de vaga da presidência, conforme a constituição. Em 1892 surgiram manifestações militares para uma nova eleição presidencial. Um manifesto assinado por 13 generais foi divulgado pedindo eleições gerais.

 

Mesmo enfrentando as pressões Floriano Peixoto assumiu a presidência reabrindo o Congresso. Tinha o apoio das elites agrárias.

Enfrentou o movimento revolucionário "Revolta da Armada" do Rio de Janeiro em 06 de setembro de 1893. O almirante Custódio de Melo, comandou oficiais da Marinha que tomaram alguns navios e bombardearam a cidade exigindo eleições diretas. Mas Floriano Peixoto usou sua força militar e expulsou os revoltosos que rumaram para o sul do Brasill onde se aliaram a outro movimento revolucionário que acontecia no Rio Grande do Sul, a "Revolução Federalista".

A atuação do Marechal Floriano Peixoto teve grande importância na consolidação da República no Brasil. Era chamado de "Marechal de ferro" e "consolidador da república". Os cafeicultores no governo de Floriano Peixoto conseguem colocar o Estado a defender seus interesses.

Em 1894 foi eleito o paulista Prudente de Moraes para governar o Brasil.

1 1 1
2013-03-19T15:39:59-03:00

Governou c mao de ferro

a)Reformas em favor da nova burguesia

b)Baixou o preço do peixe e da carne

 

 

 

 

1 3 1