Um casal em q ambos sao normaais ara a hemofilia tem 3 filhos do sexo masculino,todos hemofilicos.sabendo q a hemofilia é causada por um gene recessivo localizado no cro mossomo x,qual a alternativa coreta:a:ese casal tem 50 por cento de gerar uma crianca normal em uma nova gravidez...b:os pais sao ambos heterozigotos para o gene da hemofilia...c:o avo materno era certamente hemofilico;;;d:ese casal pode ter criancas hemofilica de ambos os sexos...e:se um deses filhos do casal se casar com uma mulher normal homozigota todos descendentes serao normal

me audem

1

Respostas

2013-08-27T16:49:50-03:00
É o mesmo tipo de cruzamento para daltonismo da sua outra pergunta. Hemofilia está ligada ao sexo, ou ligada ao cromossomo x. Sendo o gene da hemofilia  X^{h} .
Os pais normais têm os genes:
mãe: X^{H}  X^{h}
pai:  X^{H} Y
Só serão hemofílicos os filhos do sexo masculino.
Se o filho hemofílico casar com uma mulher normal homozigota, ou seja,  X^{H}  X^{H} , só terá filhos normais. Já que só o pai teria o gene "h", ele só seria transmitido para filhos do sexo feminino, mas estas seriam apenas portadoras. Os do sexo masculino herdariam o cromossomo Y e seriam também normais. 
Alternativa correta: Letra E.
vc é mto boa em biologia...vc estuda oq?
como se faz o cruzamento?tem como vc mostrar p eu entender melhor?