Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-03-19T15:52:24-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

O degelo criou regiões temperadas e áridas, permitindo uma vida mais externa; a domesticação de alguns animais e a prática de uma agricultura itinerante possibilitaram a sedentarização e o aparecimento dos primeiros núcleos urbanos, com finalidade defensiva. O homem deixava a caverna e começava a viver em moradias construídas por ele mesmo, como a palafita. A sobrevivência passou a depender da vida em comunidades, e desenvolveram-se, paralelamente, as noções de propriedades e relações familiares. Embora os metais pouco resistentes já fossem manuseados, a principal matéria-prima continuava a ser a pedra, mas trabalhada até o seu polimento, fato que dá o nome ao pérido: Pedra Polida.

 

Desenvolveram-se cerâmica e a confecção de tecidos. Também a religião realizou grandes progressos, como bem indicam os mocumentosa monolíticos e os dolmens, demonstrando o início de complexas relações sociais.

 

 

Síntese do período: habitações; agricultura; pastoreio; organização social.

A melhor resposta!
2013-03-19T15:52:25-03:00

As primeiras aldeias eram criadas próximas a rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água para homens e animais. Também nesse período começa a domesticação de animais (cabra, boi, cão, dromedário, etc). O trabalho passa a ser dividido entre homens e mulheres, os homens cuidam da segurança, caça e pesca, enquanto as mulheres plantam, colhem e educam os filhos. A disponibilidade de alimento permite também às populações um aumento do tempo de lazer e a necessidade de armazenar os alimentos e as sementes para cultivo leva à criação de peças decerâmica, que vão gradualmente ganhando fins decorativos.

Surge também o comércio, o dinheiro, que facilita a troca de materiais, e que era, na época, representado por sementes. Estas sementes, diferenciadas umas das outras, representam cada tipo, cada valor. Uma aldeia, ao produzir mais do que o necessário e, para não perder grande parte da produção que não iria ser utilizada, troca o excesso por peças de artesanato, roupas e outras utensílios com outras aldeias.

Neste momento deixam de usar peles de animais como vestimenta, que dificultam a caça e muitas outras atividades pelo seu peso, e passam a usar roupas de tecido de lã, linho e algodão, mais confortáveis e leves.

1 5 1