Responda aos itens abaixo
apresentando sempre desenvolvimento que justifique suas respostas (não serão
consideradas respostas em desenvolvimentos que as justifiquem).

a) [1 ponto] Se um produto
sofre aumento de 25%, qual deve ser o desconto sobre o novo preço para que um
cliente pague por este produto o mesmo que custava antes do aumento?

b) [0,5 ponto] Se em um mês
o valor de uma ação sofre uma baixa de 40% qual deve ser o aumento do valor
desta ação no mês seguinte para que ela volte a valer o mesmo que antes da
baixa?

c) [1 ponto] Se o preço de
um carro em um ano sobe 5%, no ano seguinte sobe 10% e no próximo sobe mais 5%,
qual terá sido a porcentagem do aumento acumulado nos três anos sobre o preço
do carro?

2

Respostas

2013-08-28T00:10:50-03:00
A:25%     B:40%     C:20%
A melhor resposta!
2013-08-28T14:09:27-03:00
A)
Supondo X1=100 X1*0,25 =125 X2=125  Se x2 = 125    125 – 100     100 – x   X3= 80 reais Sendo x1=100 e x3=80  , logo x3 corresponde a um desconto de 20% .   Ou seja, o desconto sobre o novo preço de ser de 20 %.


B)
X1=100 X1-40%=60 60 -100% 40 – x% =>66,66% Ou seja para uma ação de 100 reais que sofre uma baixa de 40%, a mesma dever sofrer um reajuste de 66,66% para valer o mesmo.

C)Tomando como valor inicial 1000 reais X1= 1000*5% = 50 reais X2 = 1050*10% = 1155 X3 = 1155 *5%=1212,75   1212,75=100% 1000=x =82,457 % 100 % - 82,457= 17,543 %   Resposta : o aumento real e acumulado foi de 17,543 % 
1 5 1