Respostas

2013-08-28T19:56:49-03:00
Serras de Sudeste (frequentemente chamada de Serras do Sudeste ou Serra do Sudeste), na verdade, é um nome que designa um planalto, o Planalto Dissecado de Sudeste ou Escudo Sul-rio-grandense, localizado na região sudeste do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, próximo ao Uruguai.
Este planalto compreende um conjunto de ondulações suaves a moderadas e cobertas por vegetação rasteira e herbácea, conhecidas como coxilhas, cujos níveis mais altos não ultrapassam muito além dos 500 m de altitude. É um planalto antigo, cuja superfície tabular só foi preservada entre alguns rios. Esses terrenos do período Pré-Cambriano formam o chamado Escudo Sul-rio-grandense e ocupam toda a porção sudeste do estado, formando uma área triangular cujos vértices correspondem aproximadamente às cidades de Porto Alegre, Dom Pedrito e Jaguarão. O conjunto está dividido, pelo vale do rio Camaquã, em duas grandes unidades, uma ao norte e outra a sul, denominadas Serra de Herval e Serra dos Tapes, respectivamente.
Há três municípios, nesta região, cujas áreas urbanas estão situadas acima dos 400 metros de altitude: Caçapava do Sul, com 444 metros, Pinheiro Machado, com 436 metros, e Encruzilhada do Sul, com 432 metros. Com a área urbana acima dos 300 metros, estão as cidades de Canguçu, com 386 metros, Piratini, com 349 metros, e Santana da Boa Vista, com 306 metros. Um dos pontos mais altos deste planalto é o Cerro do Sandin, com 510 metros de altitude, situado no município de Piratini.  


O Parque Nacional de Itatiaia é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no Maciço do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Itatiaia é o parque nacional mais antigo do Brasil, tendo sido criado em 14 de junho de 1937, numa área de 11 943 há, que antes de ser adquirida pela Fazenda Federal, em 1908, pertenceu ao Visconde de Mauá. O nome Itatiaia é de origem tupi e significa penhasco cheio de pontas, pedra pontuda.
No interior do parque encontram-se alguns dos picos mais altos do Brasil, beirando os 2.800m de altitude. A fauna e a flora do parque são bastante diversificadas, devido principalmente à diferença de altitude de seu relevo e ao clima variado. Itatiaia é administrado atualmente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A BR-485, que atravessa o parque, tem o seu ponto culminante a 2.460m de altitude no seu interior e é assim considerada a estrada mais alta do Brasil.
1 1 1