Respostas

2013-03-19T19:03:47-03:00

Ciclo do oxigênio o movimento do oxigênio entre os seus três reservatórios principais: a atmosfera (os gases que rodeiam a superfície da terra), a biosfera (os organismos vivos e o seu ambiente próximo) e a litosfera (a parte sólida exterior da terra).

Este ciclo é mantido por processos geológicos, físicos, hidrológicos e biológicos, que movem diferentes elementos de um depósito a outro. O oxigênio molecular (O2) compõe cerca de 21% da atmosfera terrestre. Este oxigênio satisfaz as necessidades de todos os organismos terrestres que o respiram no seu metabolismo.

O principal fator na produção de oxigênio é a fotossíntese, que regula a relação gás carbônico/gás oxigênio na atmosfera.

O oxigênio é o elemento mais abundante em massa na crosta terrestre e nos oceanos e o segundo na atmosfera.

Na atmosfera, encontra-se como oxigênio diatômico/oxigênio molecular (O2), dióxido de carbono (CO2), ozônio (O3), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de nitrogênio (NO), dióxido de enxofre (SO2), etc.

14 4 14
2013-03-19T19:03:49-03:00

 O oxigênio (O2) é indispensável à respiração dos vegetais e animais, sendo o segundo componente mais abundante na atmosfera (proporção de 21%). Ele é necessário à combustão e a produção do gás ozônio (O3), que forma uma camada que nos protege dos raios ultravioletas (UV) vindos do sol. 
                  Este gás é reposto na atmosfera principalmente através da fotossíntese, com destaque para as algas marinhas. 

 

                  A camada de ozônio está entre 15 e 45 km acima da superfície terrestre e atualmente está sofrendo com sua degradação, como conseqüência da liberação de poluentes para a atmosfera. Entre elas está o CFC ou clorofluorcarbono, também conhecido com gás freon. Esse gás poluen-te é usado como propelente de aerossóis e na indústria da refrigeração (geladeira e ar condicionado). Pesquisas recentes indicam que a destruição do ozônio amplia mais nosso problema de aquecimento global. 
                   Isso, sem falar que o aumento na incidência de raios UV acelera processos de mutações nos seres vivos, câncer, também reduzindo a produtividade de várias culturas agrícolas.

5 4 5