Você nao me conhece mas, se prestar atencao, decobrira uma pista que poderanos aproximar. A minha idade atual e a diferênça entre a metade da idade que terei daqui a 20 anos e a terca parte da que tive ha 5 anos atras. Portanto:a) eu sou uma criança de menos de 12 anos.b) eu sou um(a) jovem de mais de 12 anos e menos de 21 anos.c) eu tenho mais de 21 anos e menos de 30.d) eu ja passei dos 30 anos mas n~ao cheguei aos 40.e) eu tenho mais de 40 anos.

2

Respostas

2013-08-29T17:34:16-03:00
X= x + 20/2 - (x-5/3) 
x= 3x + 60 - 2x + 10/6
5x=70
x=14

letra B
1 5 1
A melhor resposta!
2013-08-29T17:39:26-03:00
A minha idade atual é A.
A "metade da idade que terei daqui a 20 anos" é (A+20)/2
A "
terca parte da que tive ha 5 anos atras" é (A-5)/3

Portanto, "
A minha idade atual e a diferênça entre a metade da idade que terei daqui a 20 anos e a terca parte da que tive ha 5 anos atras" pode ser traduzido como:
A=(A+20)/2 - (A-5)/3

Vamos tentar deixar o numerador igual a 6, pois aí podemos simplesmente cortar o numerador:
6A/6=(3A+60)/6 - (2A-10)/6
6A=(3A+60) - (2A-10)
6A=3A+60-2A+10
6A=A+70
5A=70
A=14

Portanto, aletra (b) está correta (14 está entre 12 e 21 anos).
3 5 3