Respostas

2013-08-30T22:54:36-03:00
Vários fatos contribuíram para a implantação da República, como:
O SÉCULO DAS LUZES
Entre as idéias centrais do Iluminismo está a crença na luz da razão, contra as trevas da superstição religiosa. Além disso, defende-se a liberdade, o direito à livre expressão de idéias, e a igualdade entre os homens. Esses elementos serviram como a pólvora que o povo francês (tanto ricos, quanto pobres) usou para explodir as bases do Antigo Regime em seu país. Essas idéias e práticas rapidamente se espalharam por tudo o mundo ocidental, o que levou diversos reinos na Europa e as colônias na América a se transformarem por completo. Aliado a isso,uma das formas de participação política na França dessa época era a Assembléia dos Estados Gerais. No entanto, ela não era convocada para resolver os problemas da sociedade francesa fazia mais de 100 anos. Em 1789,o rei resolveu convocá-la, atendendo às pressões do 1º e 2º Estados (clero e nobreza), que corriam o risco de começar, a partir de então, a pagar impostos. O 3º Estado (povo), vendo que não havia espaço para alcançar seus interesses, já que clero e nobreza votavam juntos e cada Estado tinha direito a um voto, pediram a alteração das leis. 
A QUEDA DA BASTILHA
O povo organizou-se e desencadeou movimentos radicais, como a tomada da Bastilha, prisão onde estavam as pessoas perseguidas pelo Antigo Regime. A abertura dessa prisão e a libertação dos presos em seu interior, em 14 de julho de 1789, tornou-se um símbolo de que o poder já não estava mais nas mãos do rei. Tinha início a Revolução.Depois de muitos conflitos, houve uma nova convenção e em 1791, começou a vigorar a nova constituição francesa e a Assembléia Constituinte foi dissolvida, ficando em seu lugar, a Assembléia Legislativa Francesa.
Convenção e Diretório
No entanto, mesmo com a Constituição aprovada, revoltas continuaram agitando a França. Os camponeses rebelaram-se. A França declarou guerra à Áustria e à Prússia, temendo a volta dos nobres que lá estavam exilados. O rei, por sua vez, teve seu poder suspenso e novas eleições para a Assembléia foram convocadas em 1792. Os vitoriosos, os deputados da esquerda, inauguram o período político conhecido como Convenção, que é a época mais radical da Revolução Francesa.
IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
Durante a Convenção, a República foi implantada e adotou-se o ano zero francês, como um marco histórico que inaugurava a história da França. Os jacobinos assumiram o poder e decapitaram o rei Luís 16 em 1793. Vários suspeitos de traição à Revolução foram mortos na guilhotina, como Danton, acusado por Robespierre.
Devido a essa luta intensa, o período da Convenção foi também chamado de Terror. Medidas mais amplas como educação para todos e voto para todos os homens, independente de renda (o chamado sufrágio universal masculino) foram projetos defendidos pelos jacobinos.

No entanto, em 1794, os girondinos conseguiram derrotar Robespierre e assumiram o poder no ano seguinte. Assim, em 1795, iniciou-se o Diretório, restaurando muitos dos privilégios que haviam sido derrubados pela Convenção.

BREVE CONCLUSÃO - O povo humilde, maioria, participou diretamente das batalhas, armados pelos burgueses, entusiasmados sob a égide: LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE. Na verdade, na França ainda há muito desemprego, como nos demais países; igualdade entre ricos e pobres é fantasia e dessa igualdade nasceria a fraternidade. Portanto, quem saiu beneficiado nessa briga, foram os burgueses que armaram o povo e de seus camarotes assistiam as batalhas nas ruas de Paris.
Fonte(s):Texto com base no site:
http://educacao.uol.com.br/historia/ult1…

1 5 1