Respostas

A melhor resposta!
2013-09-02T22:44:47-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Voz passiva : o sujeito recebe a ação
Voz reflexiva  O sujeito recebe e pratica a ação expressa pelo verbo ao mesmo tempo
Voz passiva analítica- ela é formada pelos verbos auxiliares SER ou ESTAR mais particípio de um verbo principal.

espero ter ajudado
Beeem resumido.. Vllw
abraços e obrigado pela melhor resposta,o que estiver em meu alcance ajudarei.
2013-09-03T13:52:28-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Existem 3 vozes verbais: a Ativa, a Passiva e a Reflexiva.

a voz passiva se divide em analítica e sintética. Dizemos que a oração está na voz passiva quando o sujeito da frase recebe a ação descrita pelo verbo.

Aqui no Brainly, suas dúvidas são esclarecidas.
"dúvidas" não esclarecem nada, "dúvidas" são esclarecidas. "dúvidas" é um sujeito paciente. se eu disser que "Dúvidas são esclarecidas por outros estudantes", "outros estudantes são quem praticam a ação verbal, logo este é o agente da passiva. A estrutura sujeito paciente + verbo ser + particípio do verbo principal (+ agente da passiva, opcional) é a voz passiva analítica.

Na voz reflexiva, há apenas um elemento sujeito, agente e paciente, que pratica e recebe a ação nele mesmo. "eu me pergunto", "Ele se levanta" .
1 5 1