Respostas

A melhor resposta!
2013-03-21T13:11:45-03:00

essa afirmação se justifica porque o brasil foi povoado aos poucos.

no inicio, os portugueses eram donos de uma pequena área, segundo o tratado de tordesilhas, e ocuparam apenas o nordeste. ao longo do tempo, e dos processos economicos açucareiro e mineirador, principalmente, essa linha foi sendo desrespeitada, e o atual norte, sul e centro do brasil foram sendo conquistados e ocupados.

1 5 1
2013-03-21T15:37:11-03:00

- A inseão do Brasil na D.I.T. (fase do capitalismo comercial) Estrutura queestabeleceu uma função para o que hoje corresponde ao território brasileiro, e queatravés das frentes de expansão econômicas (pau-brasil, cana-de-açúcar, drogas dosertão, mineração, cafeicultura) foi construindo a configuração do territóriobrasileiro;- O Processo de colonização lusa pela qual os portugueses vão se territorializando edesterritorializando as nações indígenas.- Necessidade da Coroa Portuguesa de ocupar de forma permanente a colônia como intuito de protegê-la das invasões estrangeiras