Respostas

2013-03-21T20:19:58-03:00

Mas você leu o livro, amiga?

Para fazer uma resenha você deve falar sobre a história, ressaltando seu enredo (sobre o que fala), apresentando de forma impessoal os pontos positivos e negativos da obra, mas isso tudo sem contar o final, por isso mesmo a resenha se difere do resumo.

 

O livro Policarpo Quaresma, do autor Lima Barreto é uma crítica bem humorada da sociedade na época do pré-modernismo. Narra a história de um cidadão brasileiro apaixonado por seu país, e que por ser tão patriota quer promover mudanças que edifiquem a soberania do Brasil.Para isso ele segue, ao longo da história e a duras penas, três caminhos diferentes.

O primeiro é a tentativa de mudar o Brasil por meio da linguagem e da cultura. Exaltando a música popular brasileira e tornando o Tupi Guarani a línuga oficial do país, ele pretendia construir uma identidade nacional. Por esse motivo foi tido como louco.

A segunda tentativa de mudança foi através da agricultura. Como o Brasil é tido como uma terra em que tudo o que se planta, dá, ele acreditava que a agricultura poderia trazer riqueza e prosperidade para a nação.

E a terceira vertente foi a reforma política que resgataria a ordem e o progresso do país.

Como o próprio título da obra já adianta, o fim de Policarpo Quaresma é triste. O idealismo do herói tragicômico da história acaba por ser subjulgado pelo egoismo daquela sociedade que só pensava no  bem individual.

1 5 1