Respostas

2013-09-03T21:00:06-03:00
Monarquias da Europa

Um mapa da Europa exibindo as repúblicas do continete (azul) e as monarquias (vermelho).
Ha doze monarquias na Europa de hoje. Monarquias da Europa são: o Principado de Andorra , o Reino da Bélgica , o Reino da Dinamarca , o Principado do Liechtenstein , o Grão-Ducado do Luxemburgo , o Principado do Mónaco , o Reino dos Países Baixos , o Reino da Noruega , o Reino de Espanha , o Reino da Suécia , o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e o Estado da Cidade do Vaticano. Dez destes são estados onde o chefe de Estado o monarca herda o seu escritório, e normalmente mantém para a vida ou até que abdicar . Quanto aos outros dois: na Cidade do Vaticano (uma monarquia eletiva , estilo uma teocracia ), o chefe de Estado, o papa, é eleito no conclave papal , enquanto que em Andorra (tecnicamente diarquia um semi-eletiva), os chefes conjunta de Estado são os eleitos Presidente da França e o nomeado Bispo de Urgell .

A maioria das monarquias na Europa são monarquias constitucionais , o que significa que o monarca não influencia na política do Estado: ou o monarca está legalmente proibido de fazê-lo, ou o monarca não utiliza os poderes políticos investidos no cargo por convenção. As exceções são Liechtenstein, que normalmente é considerado uma monarquia semi-constitucional, devido à grande influência do príncipe ainda tem sobre a política, e a Cidade do Vaticano, que é um teocrática absoluta monarquia eletiva. Não há atualmente nenhuma grande campanha para abolir a monarquia em qualquer um dos doze estados, embora haja uma minoria significativa de republicanos em muitos deles (por exemplo, a organização política da República no Reino Unido). Atualmente sete das doze monarquias são membros da União Europeia : Bélgica, Dinamarca, Luxemburgo, Países Baixos, Espanha, Suécia e Reino Unido.

No início do século XX, França, Suíça e San Marino eram os únicos países europeus a ter uma forma republicana de governo. A ascensão de republicanismo a política dominante começou apenas no início do século XX, facilitado pela queda de várias monarquias europeias através da guerra ou revolução, como no início do século XXI, a maioria dos estados na Europa são repúblicas ou com uma direta ou indiretamente eleito chefe de Estado .

1 5 1