A base de um triangulo isosceles mede 6 cm , a soma das medidas dos outros dois lados é 10cm, qual é o comprimento da altura correspondente á base ??


pff me ajudeeem

2
se o triangulo é isosceles ele possui 2 lados de medidas iguais se a base é 6 e se a soma das medidas dos outros dois lados é 10 cm como é isosceles cada lado vale 5 cm , então se vc traçar a altura vc tera 2 triangulo retangulo se a base do triangulo isosceles é 6 cm a base do trianlo retangulo valera 6 - x , mas repare que o triangulo retangulo tem 2 angulos congruentes( iguais ) de 45º grau logo esse triangulo retangulo também é isosceles ou seja possuira também 2 lados de medidas iguais entã
eu agora que reparei que errei na minha intuição perdoe a resposta do colega que esta correta. ok.

Respostas

2013-09-03T21:26:34-03:00
Já que o triângulo é isósceles e o lado de 6 cm é a base, os outros dois lados tem mesmo tamanho, então:

2x = 10
x = 5

Os dois outros lados tem tamanho 5.
Agora formamos um triângulo retângulo que sai do meio da base e vai até o encontro dos dois lados iguais, chamamos então o lado que não conhecemos de x (que é a altura).

5² = 3² + x²
25 = 9 + x²
x² = 16
x = 4

O comprimento da altura correspondente a base é 4 cm.
3 4 3
estudei isso tem nem 3 meses e já esqueci :(
:\
A melhor resposta!
2013-09-03T21:41:56-03:00
Espero ter ajudado....
2 3 2
sim terá dois angulos de medidas iguais..
muito obrigada !
agora que reparei que cada lado do triangulo isosceles mede 60º graus e logo os angulos do triangulo retângulo sera 90º grau , 60º grau e 30º grau.
nossa tia vlwwwwwwwwwwwwwwwww
tia?????