Respostas

2013-09-04T09:26:33-03:00
Por exemplo se você pegar o número 9, a raiz quadrada dele é 3. Por que se você multiplicar  3 x 3 = 9. Então resumindo raiz quadra é o número multiplicado por ele mesmo que se da o valor que você procura... Veja alguns exemplos que você irá compreender:
Defina raiz quadrada de:
a) 4 = 2, pois 2 x 2 é igual a 4.
b) 16 = 4, pois 4 x 4 é igual a 16.
c) 36 = 6, pois 6 x 6 é igual a 36.
d) 64 = 8, pois 8 x 8 é igual a 64.
e) 81 = 9, pois 9 x 9 é igual a 81.

E para calcular uma raiz quadrada sem utiliza a calculadora você faz por "fatoração" (dividir o numero por fatores primos em ordem crescente) e depois pegar um de cada par de fatores iguais.
exemplo: raiz quadrada de 144, por ser um número alto não é fácil fazer de cabeça. Então:

144 | 2
 72 | 2
 36 | 2
 18 | 2                
 09 | 3           então nesse caso ficaria assim: 2 x 2 x 3 = 12
 03 | 3       
 01

espero ter ajudado. bjs boa sorte
1 5 1
A melhor resposta!
2013-09-04T15:04:01-03:00
Raiz quadrada é o número multiplicado por ele mesmo que dar a resposta que procura.. por exemplo: raiz quadrada de 4 é 2 porque 2 x 2 = 4.
a raiz quadrada de 16 é 4 porque 4 x 4 = 16.
2 5 2