Respostas

2013-09-04T16:47:24-03:00
As cartilagens não se regeneram bem: as cartilagens que sofre lesões regeneram-se com dificuldade, e frequentemente de modo incompleto
A melhor resposta!
2013-09-04T19:52:51-03:00
Orma especializada do tecido conjuntivo, desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, onde absorve choques, e facilita o deslizamento entre ossos e articulações, é essencial para o crescimento de ossos longos.
Suas células, são denominadas condrócitos, possuem abundante material extracelular, que constitui a matriz (formada por: colágeno, colágeno e elastina, em associação com macromoléculas de proteoglicanas, ácido hialurônico e diversas glicoproteínas), as cavidades da matriz ocupadas pelos condrócitos são denominadas lacunas. A estrutura da matriz está relacionado com a função do tecido . A consistência firme da cartilagem se deve as ligações eletrostáticas entre glicosaminoglicanas sulfatadas e o colágeno, e à grande quantidade de moléculas de águas presas nas glicosaminoglicanas (água de solvatação), não há vasos sanguíneos no tecido cartilaginoso, que portanto, é nutrido pelos capilares sanguíneos envolventes (pericôndrio), as cartilagens que revestem superfícies móveis não possuem pericôndrio, logo recebem nutrientes pelo líquido sinovial das cavidades articulares.
1 5 1