1- (Unesp/2008) O culto de imagens de pessoas divinas, mártires e santos foi motivo de seguidas controvérsias na história do cristianismo. Nos séculos VIII e IX, o Império bizantino foi sacudido por violento movimento de destruição de imagens, denominado “querela dos iconoclastas”. A questão iconoclasta
a)derivou da oposição do cristianismo primitivo ao culto que as religiões pagãs greco-romanas devotavam às representações plásticas de seus deuses.
b)foi pouco importante para a história do cristianismo na Europa ocidental, considerando a crença dos fiéis nos poderes das estátuas.
c)produziu um movimento de renovação do cristianismo empreendido pelas ordens mendicantes dominicanas e franciscanas.
d)deixou as igrejas católicas renascentistas e barrocas desprovidas de decoração e de ostentação de riquezas.
e)inviabilizou a conversão para o cristianismo das multidões supersticiosas e incultas da Idade Média européia

Justifique porque a alternativa certa é a (A)

1

Respostas

2013-09-04T19:09:53-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
a)derivou da oposição do cristianismo primitivo ao culto que as religiões pagãs greco-romanas devotavam às representações plásticas de seus deuses.

Para resolver esse exercício, devemos lembras de alguns acontecimentos. O Cisma do Oriente, foi uma briga entre Igreja e Estado em Roma, que acabou resultando na ida do Imperador para Constantinopla, constituindo Roma no Oriente. Como se sabe, construiu-se uma nova religião, contrária a do cristianismo, que valoriza imagens de santos, o que não acontece com membros da igreja ortodoxa.
3 3 3