1- equações de 1° grau. a)5(x+4)=2(x-3) b)3(x-2)/2=4(5-x)/3

2- Um numero somado a sua quinta parte e á sua metade é igual a 51. qual é esse numero?

3- Encontre as raízes das equações, se houver solução real: a)x²-9x+18=0 b)x²-6x+5=0 c)4x²-36=0

4- Assinale a alternativa correta: O polinômio X²-ax+1=0

a) Tem sempre duas raízes reais

b) Tem sempre uma raiz real

c) Tem exatamente uma raiz real para a =+-2

d) Tem sempre uma raiz real para infinitos valores para a

e) Tem exatamente uma raiz real para a=0

Os numeros reais p e q são raízes da equação 15x²-11x+2=0, então o valor de 1/p + 1/q é:

a) 4,5

b) 5.0

c) 5.5

d) 6.0

2

Respostas

2013-03-21T17:55:05-03:00

a)5(x+4)=2(x-3)

5x+20=2x-6

5x-2x=-6-20

3x=-26

x=-26/3

x=8,66666...

 

1 4 1
A melhor resposta!
2013-03-21T17:56:43-03:00

1-a)5(x+4)=2(x-3)\\5x+20=2x-6 \\ 5x-2x=-6-20\\ 3x=-26 \\x=-\frac{26}{3}\\\\b)\frac{3(x-2)}{2}=\frac{4(5-x)}{3}\\9(x-2)=8(5-x)\\ 9x-18=40-8x\\17x=58\\x=\frac{58}{17}

 

2-\\x+\frac{x}{5}+\frac{x}{2}=51\\\frac{10x+2x+5x=510}{10}\\17x=510\\x=\frac{510}{17}\\x=30

 

3-

a) S=9 e P=18, logo
x'=3 e x"=6
S=3+6=9 e P=3*6=18

b)S=6 e P=5
x'=1 e x"=5
S=1+5=6 e P=1*5=5

c)

4x^2-36=0\\4x^2=36\\x^2=\frac{36}{4}=9\\x=\sqrt{9} \\x_1=-3\\x_2=3

 

4-

Se o delta=0 teremos apenas uma raiz em IR;
Se o delta<0 teremos nenhuma raiz em IR;
Se o delta>0 teremos duas raizes em IR;

para a=+-2, calularemos o delta:
d=(+-2)^2-4*1*1
d=4-4
d=0

Logo a resposta é a C).

2 5 2