Respostas

A melhor resposta!
2013-03-21T18:48:28-03:00

pense assim: qual é a importancia da comunicação? pra que ela serve? de que modo ela tem que ser feita para ser eficiente?

vc pode pensar nessas respostas, ou achar na internet.

daí vc pode tirar sua conclusão de quais são os riscos de uma comunicação imprecisa (não atinge seus objetivos, ou atinge o contrario do esperado)

 

1 5 1
2013-03-21T19:59:55-03:00

Olá. Você não explicou exatamente o que o seu professor quer que vocês façam, se é uma redação sobre o tema, ou se é apenas para responder à pergunta. De qualquer forma, você pode tentar explicar quais são so riscos da comunicação imprecisa através de exemplos de placas (procure imagens na internet) que apresentam incoerências (falta de sentido), ambiguidades (sentidos duplos), contradições ou erros gramaticais que tiram a credibilidade do emissor e acabam fazendo com que o objetivo comunicativo não seja atingido. No emu blog (blogdadonarita.blogspot.com) tem um exercício sobre isso, que inclusive já tem uma série de placas com diferentes inadequações comunicativas.

Você também pode pesquisar sobre leis, decretos e emendas contitucionais que causaram problemas à sociedade por terem sido mal construídas gramaticalmente. Um exemplo de equívoco nesse sentido é sobre a lei da ficha limpa. Em seu texto há uma passagem (aí você vai ter que pesquisar) que não deixava claro se os político que tiveram problemas com a justiça antes da aprovação da lei seriam ou não punidos por ela.

Também poderá pesquisar sobre discursos ou falas de pessoas famosas que acabaram gerando mal entendidos. Como foi o caso do Bispo Silas Malafaia que afirmou amar os homossexuais da mesma maneira que ama os bandidos. Dependendo da maneira como se interpreta isso, pode-se considerar o pastor homofóbico ou não.

 

Bom... Espero ter ajudado. Boa pesquisa.

3 4 3