Respostas

2013-09-04T18:53:51-03:00
Seu parceiro e a familia de seu parceiro tem que ter olho azul ?
2 3 2
A melhor resposta!
2013-09-04T21:02:09-03:00
Consideramos que aa seja o gene recessivo para olhos claros; AA seja o gene dominante para olhos escuros; e Aa seja heterozigoto, com um gene dominante e um recessivo, resultando em olhos escuros (pois o A irá dominar o a).
Para uma pessoa ter um filho de olho azul, obrigatoriamente esse filho será aa. No caso, Maria não poderá ser do gene AA pois o A sempre ira dominar o a, sobrando apenas a possibilidade de ser Aa ou aa.
Logo seu parceiro deverá ser Aa ou aa. Se ambos forem heterozigoticos, as chances de ter um filho de olhos claros é de apenas 25%, se apenas um for heterozigoticos as chances aumentam para 50%. Se ambos forem homozigoticos aa, o filho obrigatoriamente nascera com olhos claros (100%)
1 5 1