Respostas

2013-09-04T22:53:25-03:00
Lenda do boi tatá , do saci :D
mas e de outro pais do pais de gales
nao do brasil
Comentário foi eliminado
A melhor resposta!
2013-09-04T22:58:12-03:00
Tylwyth Teg
Gwyn ap Nudd reina sobre os espíritos galeses do Tylwyth Teg, o "Povodos Duendes". É um indivíduo de aspecto sombrio, como corresponde a Rei dos Mortos, e é representado tradicionalmente por uma coruja. Seu reino é o submundo da terra e para chegar até lá só através dos lagos galeses ou por Glastonbury Tor, na Inglaterra. Nas tradições 
populares celtas, o País dos Duendes e o Submundo são habitualmente uma mesma coisa. Se chega até ali através dos túmulos dos duendes, das colinas pedregosas, cavernas, poços ou submergindo- se em lagos e charcos. Essas entradas eram lugares de adoração para celtas e pré-celtas.
E MITOS DO PAÍS DE GALES
Muitas localidades no País de Gales têm as suas próprias lendas e mitos, transmitidas de geração em geração através do folclore local e pertinentes sobretudo àquela área particular. Um bom exemplo é a “Maldição de Pantannas”, que tem por cenário Merthyr Tydfil, uma cidade situada nos vales do sul do País de Gales que ficou famosa durante a revolução industrial pela produção de carvão, ferro e aço.

A maldição abateu-se sobre a família de um lavrador quando este ofendeu a população local de Tylwyth Teg (fadas, em Galês). A maldição perseguiu a família por gerações e gerações, resultando na ruína final da quinta. A quinta de Pantannas ainda existe hoje, em ruínas.
Glastonbury Tor
Acreditava-se que todo o poder e a fertilidade, assim como a vida e a morte, vinham do Mundo Subterrâneo, que contêm 
as almas dos antepassados, os duendes e os Deuses.
Segundo algumas lendas, Gwyn ap Nudd governava Cwn Annwn, a matilha galesa do Submundo integrada pelos cães duendes de pele branca e orelhas vermelhas. A matilha corre nas noites escuras e tormentosas em perseguição as almas daqueles que acabam de morrer. Seus latidos sempre são cheios de muito pesar.
2 5 2