Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-09-05T10:19:32-03:00
Floresta Amazônica
É úmida e possui cobertura vegetal densa e heterogênea.

. Mata Atlântica
Apresenta vegetação rica e variada, original do litoral úmido e do interior do sudeste.

.Cerrado
Possui formações arbustivas e herbáceas. É uma formação típica do Brasil central, onde o clima é alternadamente seco e úmido.

. Mata dos Cocais
Concentrada no meio-norte, é uma formação de transição entre a floresta amazônica e a caatinga.

.Caatinga
Vegetaçao adaptada à escassez de água típica do sertão nordestino.

. Mata das Araucárias
Predominam as araucáurias ou pinheiros.

. Pantanal
Vegetaçao complexa da planície alagada do pantanal mato-grossense.

.Campos
Formados por gramíneas e arbustos. Predominam no sul do país.

.Vegetação Litorânea (mangues)
Comum nas áreas alagadiças do litoral.

Se for todas as vegetações, acrescente:

Floresta tropical – Desenvolve-se nas baixas latitudes, em regiões quentes e úmidas. Possui folhas perenes e largas (latifoliadas), que absorvem mais energia solar. A cobertura vegetal é densa e contínua, com espécies que chegam a atingir até 60 m de altura.

Savana – Distribui-se pela faixa intertropical do planeta, também em baixas latitudes. As áreas mais úmidas, como a savana brasileira (chamada de cerrado), são formadas por plantas rasteiras e pequenas árvores, enquanto nas regiões mais secas predomina a vegetação espinhosa. A África tem mais de um terço do seu território coberto por savanas.
]
Floresta temperada – Encontra-se nas latitudes médias, sobretudo no hemisfério norte. Possui espécies decíduas, ou seja, que perdem suas folhas durante o inverno para suportar a baixa temperatura e a sequidão. É uma floresta com árvores espaçadas e solo recoberto por gramíneas e contém bem menos espécies que as matas tropicais.

Estepe – Vegetação típica de áreas de clima temperado continental, constituída, basicamente, de gramíneas. Recebe nomes diferentes nas regiões onde aparece: no sul da África, no leste da Europa, no centro da Ásia e no leste da Austrália chama-se estepe; no centro dos EUA e do Canadá, pradaria; na Argentina, pampa; e no Brasil, campo.

Floresta de coníferas – Ocupa áreas de alta latitude, onde prevalece o clima continental frio e polar, com temperatura baixa, inverno longo e rigoroso e verão curto. Entre as poucas espécies adaptadas a essas condições estão o pinheiro e o abeto. As árvores têm folhas em forma de agulha (aciculifoliadas) para não acumular neve. As maiores florestas de coníferas estão no Canadá e na Federação Russa, mas também há na Suécia, na Noruega e na Finlândia.

Tundra – Vegetação formada por musgos, líquens, bétulas e espécies herbáceas, que aparecem nos solos das regiões frias nos poucos meses de degelo. Predomina no extremo norte do hemisfério norte, em partes do Canadá, do Alasca (EUA), da Federação Russa, da Groenlândia e da Noruega.

Vegetação mediterrânea e de montanha – Na costa do mar Mediterrâneo e em pequenas regiões no oeste das Américas do Norte e do Sul, de clima semelhante, a vegetação típica é o maqui, formado por árvores pequenas (como oliveiras e sobreiros), moitas e arbustos (como murtas e urzes). Nos planaltos mais elevados – como a cordilheira dos Andes, na América do Sul, as Montanhas Rochosas, na América do Norte, e a cordilheira do Himalaia, na Ásia Central – a vegetação é escassa. Sobrevivem ervas e arbustos resistentes à hostilidade do clima !!!
1 1 1