Respostas

A melhor resposta!
2013-09-05T16:34:24-03:00
Dois arcos são côngruos se, e somente se, as extremidades coincidem.
3 4 3
Ou seja, sempre que
Alfa for igual entre os arcos
2013-09-05T16:36:49-03:00
Arcos côngruos são arcos cuja diferença entre suas medidas são iguais a 0 ou a 2pi.

Ex : arco de 30 graus, 390 graus, 750 graus são côngruos, pois se traçados no arco trigonométricos coincidem exatamente no mesmo ponto.
Desse modo o sen 30 = sen 390 = sen 750, ou seja arcos côngruos tem o mesmo seno, cosseno, tangente etc...dai se expressar os arcos da forma A = 2K.pi + b , onde K pode variar de 1 a infinito. Se K só assumir valores inteiros os arcos obtidos serão todos côngruos.

Ou seja para b=30 graus teriamos A :

k=1 = A = 390
K=2 = A = 750
calcule os valores de  para K igual 3, 4 e 5.

Não se pode nem deve confundir arcos côngruos com arcos complementares e suplementares ( cujas diferenças são 90, 180 graus respec.) que tem sen e cos iguais em valor absoluto, mas não de mesmo sinal.
5 5 5