Respostas

2013-09-05T18:04:02-03:00
Brasil e Benin são dois países com muita história em comum. A maior parte dos escravos trazidos à América portuguesa veio do país africano, onde os lusos mantinham um entreposto desde o século XVII. Depois da abolição da escravatura, muitos libertos e seus descendentes retornaram para a África, levando muito da cultura brasileira e europeia para lá.

Essas influências mútuas estão sendo agora inventariadas. Desde o ano passado, os governos dos dois países firmaram um acordo de cooperação para a identificação, valorização e preservação dos bens comuns às duas culturas, tanto cá como lá. Este ano, o projeto, que deve ser concluído em 2012, começou a sair do papel.

Muitas das casas construídas no Benin no século XIX por africanos que nasceram ou viveram no Brasil apresentam características da arquitetura nacional. São sobrados espaçosos, que destoam da arquitetura local e são conhecidas como “casas brasileiras”. Há também igrejas que se parecem com as barrocas daqui, e, além disso, no Benin, comemora-se o Carnaval, nos moldes da nossa festa. Por outro lado, o acarajé feito pelas baianas em Salvador, considerado patrimônio imaterial brasileiro, tem origem africana e é encontrado no Benin.
2013-09-05T19:53:17-03:00
Acho que tem a ver com a escravidão, pois o Brasil trazia escravos da África e os dois foram colonizados por portugueses.