Nos últimos anos, organismos semelhantes aos primeiros seres vivos foram isolados em fontes sulfurosas quentes no fundo dos oceanos, onde esses organismos formam "ecossistemas procarióticos".Esses ambientes anaeróbicos, extremos para a vida, são considerados semelhantes as condições da Terra primitiva.Uma vez que há evidencias de que os primeiros organismos vivos eram autótrofos, qual teria sido sua fonte de energia, supondo que tivesse num ambiente como o citado?

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-09-06T13:25:22-03:00
Acredita-se que a energia para o metabolismo dos primeiros seres vivos viria de uma mecanismo autotrófico denominado quimiossíntese.
segundo a hipótese autotrófica, pode ter sido a reação fundamental fornecedora de energia para os primeiros seres vivos:
Sulfeto ferroso +   gás sulfídrico  -->sulfeto férrico    +   gás hidrogênio + energia
                                                             (pirita, um mineral comum)   


1 5 1
2013-09-06T14:37:45-03:00
Das fendas hidrotermais sai água quente com compostos minerais, entre eles, o sulfeto. Esse composto é oxidado e transformado em enxofre por microrganismos procariontes. Com a energia dessa reação química, esses seres vivos sintetizam matéria orgânica, além de servirem de alimento para outros seres vivos.
1 3 1